As provas de
inline freestyle
COMPETIçãO E PROVAS DE inline FreeestylE
O inline freestyle tem provas de competição.
As provas de competição na disciplina de Patinagem Inline Freestyle têm duas vertentes:
1. O freestyle slalom (Slalom)
2. O freeskate (Urban skating)
As provas que pertencem à modalidade do freestyle slalom são:
a) Classic slalom (Slalom clássico),
b) Classic slalom pairs (Slalom clássico em pares);
c) Speed slalom (Slalom de velocidade) - individual e em equipas;
d) Battle slalom (Slalom confronto) - individual e em equipas.
As provas que pertencem à modalidade do freestyle freeskate são:
e) Free jump (salto livre sem rampas),
f) Slides (Derrapagens) e;
g) Roller cross (pista de obstáculos).
Área para realização da Competição
A área de competição deverá ter umas dimensões mínimas de quarenta (40) metros de largura por vinte (20) metros de comprimento.
O piso da competição deverá ser apropriado para a prática de desporto: ausência de gretas, protuberâncias, nivelado e com boa aderência.
Devem marcar-se 5 linhas de cones, dispostas da seguinte forma:
A primeira linha, com uma separação de cinquenta (50) centímetros entre cones, deverá estar situada a uma distância de entre dois (2) e três (3) metros em relação à mesa dos juízes.
A segunda linha, com uma separação de oitenta (80) centímetros entre cones, deverá estar situada a uma distância de dois (2) metros em relação à primeira linha.
A terceira linha, com uma separação de cento e vinte (120) centímetros entre cones, deverá estar situada a uma distância de dois (2) metros em relação à segunda linha.
A quarta linha, com uma separação de oitenta (80) cm entre cones, deverá estar situada a uma distância de um (1) metro em relação à terceira linha.
A quinta linha, com uma separação de oitenta (80) centímetros entre cones, deverá estar situada a uma distância de um (1) metro em relação à quarta linha.
Além disto, dever-se-á procurar que exista uma distância entre dois (2) e três (3) metros entre a quinta linha e o final da zona de competição. O centro de cada linha deverá coincidir com o centro da mesa de juízes.
A linha de cones com separação de cinquenta (50) centímetros, será formada por vinte (20) cones.
A segunda e quarta linhas, com uma separação de oitenta (80) centímetros, ( serão formadas por vinte (20) cones.
A terceira linha de cones, com separação de cento e vinte (120) centímetros, será formada por catorze (14) cones.
A última linha com separação entre cones de oitenta (80) centímetros será formada por dez (10) cones.
Cada cone será marcado delimitando a sua área com uma fita adesiva de sete vírgula sete (7,7) centímetros de diâmetro e com um círculo concêntrico de zero vírgula sete (0,7) centímetros de diâmetro.
Em que consiste cada uma das provas ?
CLASSIC SLALOM
Os patinadores preparam uma coreografia com uma música à sua escolha, a qual executam durante a competição tendo em conta os limites de tempo estabelecidos. A pontuação baseia-se numa parte técnica e uma parte artística.
CASSIC SLALOM PARES (SLALOM CLÁSSICO PARES)
Dois patinadores preparam uma coreografia com uma música à sua escolha, a qual executam durante a competição tendo em conta os limites de tempo estabelecidos. A pontuação baseia-se numa parte técnica, uma parte artística e ainda uma parte de sincronização.
SPEED SLALOM (SLALOM VELOCIDADE)
Os atletas aceleram durante doze (12) metros e passam por uma linha de cones separada oitenta (80) centímetros, o mais rápido possível, fazendo “zig-zag” com um só pé. A competição divide-se em duas fases: uma fase de classificação (saída livre) e uma fase final (sistema KO).
BATTLE SLALOM (CONFRONTO de SLALOM)
Os patinadores competem em grupos de três (3) ou quatro (4) e têm um determinado número de passagem (ronda)s para mostrar que são melhores que os oponentes do mesmo grupo. A avaliação entre patinadores é feita por comparação direta e apenas um (1) ou dois (2) patinadores passam para a próxima fase.
SLIDES (DERRAPAGENS)
Os patinadores competem em grupos de três (3) ou quatro (4) e têm um determinado número de derrapagens para mostrar que são melhores do que os oponentes do mesmo grupo. A avaliação entre patinadores é feita por comparação direta e apenas um (1) ou dois (2) patinadores passam para a próxima fase.
SALTOS LIVRES
Os competidores saltam uma barra como uma fita, que aumenta de altura conforme a competição avança.
ROLLERCROSS
Os patinadores confrontam-se com um circuito de diferentes obstáculos que devem superar até chegarem à meta. A competição divide-se em duas fases: uma fase de classificação e uma fase final. Esta prova nem sempre é realizada nas provas oficiais.
Queres saber mais sobre esta modalidade de patinagem ?
Adere já nas nossas escolas de patinagem inline freestyle. Clica AQUI