top of page
microfones

Iceshow Team Freestyle - o melhor e o maior clube nacional de inline freestyle

Divulgados os resultados finais oficiais do Campeonato Nacional de inline freestyle das provas decorridas ao longo do ano de 2024 (3 competições), é hora de refletir sobre a época e sobre as competições decorridas. É meu hábito ser mais modesto, mas diz-se que: "a César, o que é de César".

Como tal, desta vez, vou puxar "o brilho" a quem merece sem problemas de me acusarem de alguma coisa, porque isso acontece mesmo quando fico calado.


Olhando para 2024 é inevitável ressaltar a vitória esmagadora do nosso clube cujo mérito pertence não só aos atletas pelo inequívoco esforço e dedicação, mas também a todos os outros que contribuíram em grande parte para criar condições aos atletas para obter esta estrondosa vitória.


Haverá sempre aqueles, negacionistas ou redutores, que tentarão desviar o olhar daquilo que é óbvio, chamando a atenção para o que são pormenores no panorama nacional.

A ultima das "teorias" que ouvi, até mais do que uma vez, foi: "O Iceshow ganha tudo porque é Pioneiro " - Visão absolutamente ridícula - principalmente se atendermos a que existem atletas tão pioneiros como o Iceshow e que não conseguiram nenhuma vitória.


A realidade é, sem aprofundar muito, que

o clube Iceshow conseguiu 67% (dois terços) dos campeões nacionais com1ºlugar.


Ou seja, só o nosso clube, conquistou mais de metade das medalhas de ouro nacionais. Se excluirmos as categorias e provas onde não competimos, portanto não poderíamos ganhar, então o valor sobe para cerca de 3/4 (76%).


Quero ainda aclarar que multiplicar clubes não é por si só sinónimo de expansão da modalidade. Sobretudo, se atletas e treinadores nesses clubes são afinal os mesmos indivíduos aparecendo em diferentes equipas. A expansão da modalidade está nos atletas inscritos nas competições e federados, cuja quantidade apenas se viu aumentar (contando desde o inicio do ano) num único clube. Portanto, em 2024, assumimo-nos também como os maiores contribuidores para a manutenção e desenvolvimento do inline freestyle nacional (ainda de fraquíssima expressão).

E é assim que devemos ser reconhecidos pelas entidades mais relevantes afetas ao nosso desporto. Reconhecendo a tracção que impomos ao desenvolvimento da patinagem inline freestyle em Portugal na qual, aqui sim, somos mais uma vez pioneiros.

Mas reforço, ser pioneiro não dá vitórias nas provas em desporto algum.




Neste clube, planeamos o trabalho, preparamos a competição, planeamos o treino e as vitórias. Em nenhum outro clube se faz este trabalho técnico estratégico. Tirem as vossas conclusões dos resultados oficiais e comparem.


Para já, deixo um grande "BEM HAJAM!" aos atletas que estão de PARABÉNS e que deram tudo pelo seu clube do coração.



 

João Viegas Treinador

Iceshow Team Freestyle PORTUGAL



Comments


bottom of page